A vida acontece aqui e agora. Aprenda a expandir a mente e aumentar sua capacidade de adaptação 

A vida é uma junção de experiências e viver requer maleabilidade, capacidade de se adaptar, flexibilidade. Existem várias formas de ver e entender os acontecimentos – e acredite ou não, quem define a forma de agir em cada experiência é você!

Se você trabalha com sua flexibilidade, com sua maleabilidade, com o tempo, é comum que vá levando a vida de maneira mais descomplicada e com mais leveza.

E, por outro lado, se você não faz questão de trabalhar com autoconhecimento, ou nunca teve acesso ao conceito, vai enrijecendo com as experiências (corpo e mente), tensionando-se, tornando-se menos adaptável às mudanças.

O que é a capacidade de adaptação?

Do ponto de vista biológico, a adaptação está relacionada à sobrevivência; no longo prazo, à evolução das espécies: ou o ser se adapta ou morre. 

No significado literal, adaptar-se é ambientar-se, ajustar-se. Com a aceleração das mudanças no mundo em que vivemos, em que novas descobertas surgem a cada segundo, aumentar sua capacidade de adaptação é integrar-se. Tornar-se menos resistente ao novo.

E isso vale para o mundo corporativo, para os relacionamentos e para a vida em geral.

A vida acontece aqui e agora. Aprenda a expandir a mente e aumentar sua capacidade de adaptação 

O que o isolamento social nos ensinou até agora?

Durante o isolamento social que vivemos nos últimos meses, causado pela pandemia do novo coronavírus, mais do que nunca foi necessário treinar essa habilidade de se adaptar.

Eis alguns aprendizados que vieram com a quarentena – e que ficarão para a vida. Com eles, você pode aumentar sua capacidade de adaptação:

  • Necessidade de união: todos os povos são um só. Guerras se tornam irrelevantes diante de um problema mundial tão sério;
  • Solidariedade: ajudar o próximos, desenvolver o conceito de civilidade, mais do que nunca, está sendo fundamental;
  • Empatia: é preciso se colocar no lugar do outro. Você pode não ser grupo de risco, mas a responsabilidade pela vida dos outros é de todos;
  • Vivência do presente: é inútil sofrer com o que ainda não aconteceu, tentar descobrir o que vai acontecer nos próximos meses. Para gerenciar ansiedade, é preciso focar no presente. A vida é hoje, é aqui e agora. Descomplique;
  • Não existe falta de tempo, mas de prioridades. Dá para fazer tudo aquilo que desejamos. Basta querer. Adapte-se à nova realidade. Você pode praticar o DeROSE Method com a equipe do Champagnat – conheça nossa plataforma online.

Dúvidas? Entre em contato!