3 maneiras de gerir as emoções no dia a dia

3 maneiras de gerir as emoções no dia a dia

Você sabe gerir as emoções no dia a dia? De 0 a 10, quanto você pontuaria o seu gerenciamento emocional, hoje?

Essas situações indicam que você está precisando dedicar um pouco mais de atenção a suas emoções:

  • Um pensamento recorrente costuma lhe atormentar e provocar emoções negativas?
  • Sua ansiedade não lhe deixa cumprir prazos determinados por você?
  • Você costuma perder a paciência com as pessoas e sente que o estresse, após esses episódios, o estresse contaminam o resto do seu dia inteiro?

É fundamental aprender a monitorar os próprios pensamentos e sentimentos e sentir-se consciente perante a eles! Dessa forma, você consegue administrar melhor seus impulsos, percebendo a existência deles antes mesmo que aconteçam para evitar reações desagradáveis, que provoquem brigas e desentendimentos com as pessoas com quem você convive.

gerir as emoções

Ajustar suas emoções (e pensar antes de agir) refletir-se-á em seu comportamento! E nós lhe ajudamos a fazer isso:

Para gerir as emoções, ganhe consciência da sua respiração

A respiração tem tudo a ver com gerenciamento emocional. Por exemplo, repare como fica o seu ritmo respiratório quando você está ansioso. Geralmente, a respiração fica mais alta, curta e acelerada.

Se você inspirar profundamente já quando os sintomas de ansiedade começarem, conseguirá ajustar seu ritmo cardíaco e, em poucos minutos, estará mais consciente, pronto para agir construtivamente.

Vamos treinar? Todos os dias, sente-se confortavelmente, com as costas eretas e apenas respire. Treine a respiração completa. Inspire levando seu abdômen para fora, enchendo seus pulmões de ar. Em seguida, expanda as costelas lateralmente e, por último, o tórax. Para soltar o ar, esvazie primeiro o tórax, desça para costelas e leve o abdômen lá para dentro.

Alguns ciclos por dia já lhe deixarão mais consciente de sua respiração. Então, é só lembrar disso e praticar sempre que sentir necessidade.

Desenvolva sua consciência corporal

É importante também reconhecer os sintomas da ansiedade e das emoções pesadas no seu corpo – isso te ajudará a gerir as emoções nas horas difíceis. Coração acelerado, tremedeira, voz titubeante. Observe-se e, sempre que perceber estes sintomas, volte novamente à respiração, buscando levar mais atenção para cada parte afetada de seu corpo.

A prática do DeROSE Method trabalha o ganho da consciência corporal, impactando diretamente no gerenciamento emocional.

Como a isometria impacta no seu emocional?

Enxergue-se como observador

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de observar como as suas próprias atitudes impactam na vida de terceiros. Cada vez mais, comece a se observar de fora.

Esse ganho de consciência fará com que suas ações tornem-se melhores e você sentirá melhora até mesmo nas suas relações humanas.

Saiba mais – fale com a gente!

Aprenda a identificar condicionamentos limitantes e paradigmas

Aprenda a identificar condicionamentos limitantes e paradigmas

Você sabia que as informações que temos contato ao longo da vida podem impactar nossa forma de agir?

Todos nós temos condicionamentos e paradigmas que guiam nossas ações, palavras e pensamentos. São percepções enraizadas desde a infância até a fase adulta que, inconscientemente, podem nos sabotar e direcionar para caminhos totalmente opostos aos que gostaríamos de ir. Já os paradigmas são modelos de ações existentes que podem limitar o pensamento fora da caixa. 

Muitas vezes, é como se estivéssemos adormecidos, vivendo na inércia do mundo, fazendo as coisas apenas porque estamos acostumados assim.

Por isso, é muito importante saber identificar o que você realmente acredita e o que lhe foi ensinado a acreditar, mas que não serve mais ao seu processo evolutivo e precisa ser mudado. 

A vida está em constante transformação, é preciso se adequar a cada momento, perceber cada sentimento e mudar sempre que necessário!

Como identificar condicionamentos limitantes e os paradigmas

Todos nós temos crenças que nos foram úteis em algum momento da vida, mas que acabaram criando raízes e permanecendo mais tempo do que necessário. São ideias que construímos (ou fomos ensinados) sobre nós mesmos e sobre o mundo.

Precisamos nos questionar, a fim de identificar condicionamentos limitantes que estão impedindo as realizações neste momento.

Existem diversos tipos de condicionamentos limitantes, como as crenças populares e ensinamentos sociais (contidas em ditados, como “pau que nasce torto nunca se endireita”, como se a pessoa não fosse capaz de mudar); crenças herdadas (ex:“essa criança sempre foi teimosa”, que leva automaticamente a criança a ter ainda mais teimosia); crenças pessoais (ex:“sempre sou passado para trás”); além das crenças vindas de experiências.

Identificar condicionamentos limitantes tem a ver com autoconhecimento, com autoestudo e descoberta de si mesmo. Pare por alguns instantes, respire profundamente, e questione-se sobre alguns assuntos que permeiam seu momento: seus pensamentos ou sentimentos relacionados a cada assunto são verdadeiramente seus? Ou foram absorvidos dos seus pais, da sociedade, da televisão?

Vá além: perceba situações passadas, analise a forma como você agiu e porque agiu assim. Obteve sucesso? Por que? É válido manter esses condicionamentos? Ou é hora de mudar?

Você tem agido da mesma forma para tudo na vida? A qual paradigma está preso?

Como você pode ver, não existe uma fórmula mágica quando o assunto é autoconhecimento. Ele acontece aos poucos. Mudar acontece aos poucos, exige esforço.

Como a mudança se faz?

Para mudar os pensamentos limitantes, é preciso evitar o piloto automático 100% do tempo, permanecendo lúcido, desperto, sendo dono das suas ações. A nossa metodologia te proporciona técnicas para isso.

identificar condicionamentos limitantes

Veja exercícios para concentração

Saiba mais sobre reprogramação mental

E você pode ir além: além de identificar condicionamentos limitantes, identifique as causas de cada um. 

Defina seus objetivos

Após saber o que causou suas crenças limitantes, ficará mais fácil desmanchá-las, libertar-se, e criar novos hábitos.

Para isso, no entanto, você precisará definir seus próximos objetivos e traçar caminhos para alcançá-los, mantendo-se lúcido, escolhendo por onde quer passar, o que quer fazer e como quer fazer.

Evolua, pratique o DeROSE Method online!

Você pode praticar o DeROSE Method em casa, online, ao vivo com um instrutor de nossa escola. Quebre mais esse paradigma e tenha contato com uma metodologia enriquecedora!

Conheça nossa plataforma online

Entre em contato

Mudança de mindset é possível – entenda como reprogramar sua mente

Mudança de mindset é possível – entenda como reprogramar sua mente

Transforme sua mente e programe-se para o sucesso!

Mindset significa configuração da mente. Com o tempo e experiências de vida adquiridos, criamos moldes mentais que ditam nossas ações. Sabe quando agimos sem pensar, respondemos às coisas de maneira direta, sem refletir muito? Estamos agindo de acordo com um mindset, uma pré configuração da mente, adquirida ao longo do tempo.

Você já reparou que há pessoas que transformam tudo o que tocam em sucesso, enquanto outras não conseguem colocar um plano sequer em ação? A resposta para isso pode ser a configuração da mente de cada uma, os paradigmas criados há tempos e colocados automaticamente em prática dia após dia.

Segundo Carol Dweck, autora do livro Mindset – a Nova Psicologia do Sucesso, os mindsets podem ser divididos em dois tipos: fixo e de crescimento.

  • O mindset fixo dita que a pessoa nasce com um talento determinado e não consegue modificá-lo, transformando o esforço em atividade dispensável;
  • Já o mindset de crescimento é aquele que valoriza o esforço individual, mudando quaisquer características necessárias para que se alcance o sucesso;

Todos nós temos um pouco de cada mindset. O segredo é conseguir identificar em quais atitudes cada um aparece e, aos poucos, ir transformando o mindset fixo em mindset de crescimento, até que o primeiro desapareça por completo de sua vida.

Identifique seu mindset

O primeiro passo é identificar seu mindset predominante. Analise todo o seu sistema de crenças. Pense em situações que aconteceram recentemente, perceba que tipo de pensamentos e reações você teve diante a elas, a fim de descobrir, o que foi orgânico seu e o que foi ditado pelo seu mindset fixo.

Transforme-se!

A próxima vez que algo desafiador acontecer, esteja consciente de que seu mindset fixo pode aparecer e acabar atrapalhando. Esforce-se para modificá-lo quando ele surgir. A mudança de mindset é possível, basta permanecer lúcido e saber que ela não ocorrerá por inteiro de uma hora para a outra. É preciso treinamento e consciência desperta durante todo o seu dia. Como se você se observasse de fora mesmo.

mudança de mindset

Treine sua mente todos os dias

Quer um treinamento para mudança de mindset? Deite-se no solo, feche os olhos e após descontrair o corpo todo, visualize uma característica pessoal sua que deseja modificar. Por exemplo, impaciência ou pessimismo. Mentalize-se retirando essa característica permanentemente de suas células e, no mesmo tempo, substituindo o espaço vazio pela característica desejada, como paciência e otimismo. Permaneça por alguns instantes nessa mentalização, trabalhando em sua mudança de mindset e  reprogramando sua mente.

A prática do DeROSE Method é voltada para a reprogramação mental, quebra de paradigmas e descoberta de novas maneiras de pensar e agir.

Saiba mais sobre mudança de mindset. Agende uma consultoria sem compromisso.

 

Saiba mais

Exercícios para desenvolver a concentração

Exercícios para aprender a meditar

 

 

Como administrar o estresse do dia a dia?

Como administrar o estresse do dia a dia?

A maioria das pessoas vive sob algum tipo de estresse – e, boa parte não sabe identificar seus sintomas, convivendo com eles como se fosse algo natural. Claro, o estresse, quando equilibrado, não é ruim e faz parte da vida. Sem ele, o ser humano estaria vulnerável a perigos relativamente fáceis de evitar. Mas, quando em excesso, o estresse passa a ser prejudicial à vida.

Felizmente, há maneiras de lidar com ele! Existem ferramentas e hábitos que desenvolvem a inteligência emocional e permitem gerenciar o estresse do dia a dia:

  • Pratique atividades físicas: os exercícios ajudam a aliviar as tensões e combatem o estresse;
  • Saiba priorizar as atividades mais importantes do seu dia e execute-as conforme essa ordem pré-definida;
  • Alimente-se melhor;
  • Tenha atividades prazerosas no seu dia;
  • Faça algum trabalho voluntário semanalmente;
  • Treine concentração e meditação;
  • Mantenha relacionamentos descomplicados;
  • Aprenda a respirar profundamente.

 A respiração como aliada no gerenciamento do estresse

Preste atenção à sua respiração neste momento. Ela está curta e agitada ou calma e profunda? Ao respirar, você movimenta o abdômen ou apenas a região peitoral?

Quando nascemos, respiramos movimentando o diafragma – basta observar os bebês que verá a barriguinha se movimentando para dentro e para fora. Mas, com o tempo, perdemos essa habilidade. Talvez, tenhamos sido condicionados nas práticas de educação física, ainda na escola, a respirar movimentando o peito, como se assim captássemos mais oxigênio.

Mas, pelo contrário: quando respiramos com a parte alta dos pulmões, utilizamos apenas 10% de nossa capacidade pulmonar. Os outros 90% estão concentrados no abdômen e na região subcostal (das costelas). Por isso, é importante respirar profundamente, utilizando toda nossa musculatura e ampliando a capacidade pulmonar.

A respiração profunda permite que mais oxigênio chegue ao cérebro. Como resultado, temos mais lucidez para tomar decisões! Portanto, sempre que estiver no meio de uma discussão importante ou prestes a tomar alguma decisão, pare e respire. Alguns ciclos são suficientes para acalmar o turbilhão de pensamentos e evitar estresses desnecessários.

Acostume-se também a observar as pessoas: pessoas exaltadas tendem a respirar de maneira curta e rápida, movimentando bastante o peito. Ao perceber isso, melhor se afastar e mudar de assunto, pois certamente, essa pessoa está procurando encrenca.

É fácil evitar conflitos e viver uma vida descomplicada. Você só precisa das ferramentas corretas! 🙂

Podemos te ajudar – fale com a gente para saber mais.