A maioria das pessoas vive sob algum tipo de estresse – e, boa parte não sabe identificar seus sintomas, convivendo com eles como se fosse algo natural. Claro, o estresse, quando equilibrado, não é ruim e faz parte da vida. Sem ele, o ser humano estaria vulnerável a perigos relativamente fáceis de evitar. Mas, quando em excesso, o estresse passa a ser prejudicial à vida.
Felizmente, há maneiras de lidar com ele! Existem ferramentas e hábitos que desenvolvem a inteligência emocional e permitem gerenciar o estresse do dia a dia:
- Pratique atividades físicas: os exercícios ajudam a aliviar as tensões e combatem o estresse;
- Saiba priorizar as atividades mais importantes do seu dia e execute-as conforme essa ordem pré-definida;
- Alimente-se melhor;
- Tenha atividades prazerosas no seu dia;
- Faça algum trabalho voluntário semanalmente;
- Treine concentração e meditação;
- Mantenha relacionamentos descomplicados;
- Aprenda a respirar profundamente.
A respiração como aliada no gerenciamento do estresse
Preste atenção à sua respiração neste momento. Ela está curta e agitada ou calma e profunda? Ao respirar, você movimenta o abdômen ou apenas a região peitoral?
Quando nascemos, respiramos movimentando o diafragma – basta observar os bebês que verá a barriguinha se movimentando para dentro e para fora. Mas, com o tempo, perdemos essa habilidade. Talvez, tenhamos sido condicionados nas práticas de educação física, ainda na escola, a respirar movimentando o peito, como se assim captássemos mais oxigênio.
Mas, pelo contrário: quando respiramos com a parte alta dos pulmões, utilizamos apenas 10% de nossa capacidade pulmonar. Os outros 90% estão concentrados no abdômen e na região subcostal (das costelas). Por isso, é importante respirar profundamente, utilizando toda nossa musculatura e ampliando a capacidade pulmonar.
A respiração profunda permite que mais oxigênio chegue ao cérebro. Como resultado, temos mais lucidez para tomar decisões! Portanto, sempre que estiver no meio de uma discussão importante ou prestes a tomar alguma decisão, pare e respire. Alguns ciclos são suficientes para acalmar o turbilhão de pensamentos e evitar estresses desnecessários.
Acostume-se também a observar as pessoas: pessoas exaltadas tendem a respirar de maneira curta e rápida, movimentando bastante o peito. Ao perceber isso, melhor se afastar e mudar de assunto, pois certamente, essa pessoa está procurando encrenca.
É fácil evitar conflitos e viver uma vida descomplicada. Você só precisa das ferramentas corretas! 🙂